6 de ago. de 2015

Parada do orgulho gay de Amsterdã - Agora a palavra "orgulho" faz mais sentido

Você que quer boicotar empresas que usam casais gays em seus comerciais, aproveita e se muda pra Plutão. 

Quem me conhece já ouviu eu me queixar do clima na Holanda, da falta de tradição culinária holandesa e de outras coisitas mais, mas uma coisa é certa, em termos de laicidade do Estado e de legislação avançada, a Holanda está anos luz à frente da maioria dos países do mundo. Como muitos sabem, foi o primeiro país a legalizar o casamento homoafetivo, em 2001, e em 2009, oficializou a adoção. Tendo conquistado muitos direitos e, principalmente, respeito, os homossexuais na Holanda agem com muita naturalidade e é comum vermos casais despedirem-se com um beijo na porta de casa ou antes de entrar no trem.

Vista geral do trânsito de barcos após o desfile.

Sendo apologista do amor livre para todos os seres humanos e tendo familiares e amigos gays cuja felicidade eu sempre apoiei, eu já tinha ido às paradas do orgulho gay de São Paulo e do Rio de Janeiro, mas até então, tudo para mim era uma grande festa onde meus amigos podiam beijar seus namorados na rua e ser quem são por pelo menos um dia.

Barco dos funcionários dos Correios com sua coreografia de caixas de encomendas. 

Este ano, tive a oportunidade de ir assistir à parada de Amsterdã, e como não poderia deixar de ser, a parada de lá acontece nos canais da cidade. Eu já tinha visto fotos das paradas anteriores na Internet e tinha a impressão de que era uma mistura de parada com carnaval, porque os barcos são enfeitados como carros alegóricos e muitas pessoas se fantasiam. Eu não estava enganada, só não estava preparada para o fator surpresa.

Barco dos serviços de emergência. Desculpem a foto tremida. :-)

Como toda parada do orgulho gay que se preze, a de Amsterdã também é um desfile de homens e mulheres com corpos esculturais, muitas drag queens, muitas cores, muita música e muita alegria, o fator surpresa foi ver o que apelidei de barcos funcionais. Lá estava eu me divertindo e assistindo a barcos passarem com pessoas fazendo coreografias, geringonças que subiam como palanques de shows da Madonna para casais gays se beijarem lá em cima, quando de repente, passa na nossa frente um barco com pessoas "fantasiadas" de militares... "Peraí, eles não estão fantasiados, estão fardados mesmo!" Era o barco do Ministério da Defesa, e bem em frente de onde estávamos a música que tocava no barco parou e todos eles fizeram continência por alguns segundos, depois voltaram a dançar e a acenar para o público nas margens do canal.

O barco do Ministério da Defesa. Foto retirada do Google Images.

Alguns barcos depois, vieram os socorristas e enfermeiros que trabalham nas ambulâncias e serviços de emergência, noutro barco, os funcionários dos correios fazendo coreografias com caixas de encomendas nas mãos, alguns minutos depois, o barco da polícia, que não estava fazendo a patrulha do evento, mas sim participando do evento e vinha seguido do barco dos bombeiros.

Barco da Polícia. De onde eu estava não consegui fotos muito boas, mas se você clicar nas fotos, talvez as veja melhor.

Eu pensei com os meus botões: agora eu entendo o que a palavra "orgulho" faz nos títulos das paradas gays. Se a gente parar para pensar, essa é a verdade inegável, vamos acabar com essa hipocrisia de achar que não há homossexuais no Exército, na Marinha, na Polícia, nos Bombeiros, nas Emergências, nos Ministérios, nos Parlamentos, nos Laboratórios e em toda e qualquer profissão da face da terra. E vamos assumir que com quem essas pessoas se deitam não influencia em nada a sua competência e o exercício dos seus deveres para com a sociedade. Em vez de tentar mascarar o óbvio, vamos assumi-lo, vamos colocar essas pessoas em "pedestais" e aplaudi-las por tudo o que são e o que fazem por nós pelo menos uma vez ao ano. Não deve ser nada fácil ser um militar e arriscar a própria vida na guerra em nome de uma sociedade que lhe "deserdaria" se soubesse que ele é gay ou ser um socorrista num plantão da madrugada salvando a vida de quem lhe daria porrada se o visse andando de mãos dadas com seu namorado na rua.

Naquele dia, eu senti orgulho de viver numa sociedade onde as pessoas podem ser quem são com muito orgulho, com muito amor!

PS: Para ver fotos dos barcos mais alegóricos e da parada no geral, dê uma olhada no Google em Amsterdam Gay Pride Canal Parade 2015. ;-)

Um comentário: