20 de mar. de 2015

Adeus às crises de abstinência de sabores da terrinha!

Euro-Africa, a minha mercearia de estimação na Holanda.

Na postagem Cozinha afetiva eu comentei que a Holanda quase não tem tradição culinária. Sabem qual é a vantagem disso? É possível encontrar produtos da gastronomia mundial nos supermercados e nas lojas especializadas. No início, tudo é festa! A gente volta pra casa com molhos da Tailândia, pães indianos e pratos típicos do Suriname para micro-ondas, mas depois de um tempo, aqueles sabores mais familiares começam a fazer muita falta.

Isso não é uma miragem, é queijo minas de verdade!

Eu vejo outros estrangeiros que moram aqui se queixando de que não conseguem se adaptar ao tal do pão com queijo no almoço e às comidas de micro-ondas no jantar e fico me perguntando: e quem disse que você tem que abrir mão 100% dos seus hábitos alimentares só porque mora com um(a) holandês(a) ou porque simplesmente mora aqui? A beleza da imigração está exatamente na mistura de culturas. Você prova daqui, eles provam dali, e os pratos que agradam a todos vão se incorporando ao menu do dia a dia. 


Duvido a sua sogra holandesa não gostar de pastéis de nata quentinhos para acompanhar o café!

Se você sabe cozinhar, os produtos estão à sua disposição nas lojas, basta não querer fazer Pato no Tucupi (prato típico do Pará) que é possível manter a sua alimentação do jeito que você está acostumado. Porém, os produtos brasileiros não são tão fáceis de se encontrar nos supermercados, mas graças à forte presença dos africanos, encontra-se quase tudo nos mercadinhos especializados e muitos legumes e frutas tropicais nas feiras de rua (uma tradição bem forte na Holanda e que você encontra em todas as cidades).


Prateleiras cheias de produtos brasucas, tugas e cabo-verdianos pra você fazer a festa!

Pesquisando na internet descobri aqui em Roterdã as lojas Finalmente Brasil e a Euro-Africa. Para a minha felicidade, ambas ficam super perto da minha casa e, desde então, nunca mais fiquei sem farofa, requeijão ou guaraná Antártica. A Finalmente Brasil, como o nome diz, é especializada em produtos brasileiros e vende desde sabonete Phebo à costelinha de porco defumada. É um minimercado mais refinado e, portanto, mais caro. Os funcionários são sempre muito simpáticos e lá eu mato a saudade até de ser chamada de "querida" no atendimento.


Tente variar o croquete de sempre por uma coxinha de galinha ou um bolinho de bacalhau.

A Euro-Africa é a minha queridinha. É a típica mercearia! Eles vendem produtos de Cabo Verde, Brasil e Portugal a preços bem acessíveis, o que pra mim é uma maravilha! A última vez que fui lá, o Sr. Belarmino (o dono) me disse todo contente que dia 04/04/2015 a loja completará 18 anos, então, me convidou para passar por lá e provar o cuscuz cabo-verdiano que eles estarão servindo pra todos os clientes e aproveitar o desconto de 10% em toda a loja. Além disso, farão um sorteio de uma cesta recheada de produtos. Eu vou lá e vou participar do sorteio, e sei que estou aumentando a concorrência pra mim mesma com essa divulgação, mas não importa, o que vale é divulgar o trabalho dessa gente batalhadora que me faz sentir mais em casa na Holanda. 


É ou não é uma mercearia? Tem até feijão, cereais e grãos variados para se comprar ao quilo!

Se você for lá dia 04/04 ou em qualquer outro momento, fala pro Sr. Belarmino que leu sobre a loja aqui no Por falar em saudade. Quando pedi permissão para tirar fotos (aliás, todas as fotos dessa postagem são de lá) e escrever sobre a loja, ele me olhou com toda simplicidade do mundo e com um grande sorriso disse que não sabia o que era um blog, mas que era pra eu escrever porque ia promover a loja. Sinto falta do contato com gente assim e de um bom feijão com arroz, felizmente aqui tem. ;-)

Para facilitar:

Finalmente Brasil
Site oficial: http://www.finalmentebrasil.nl/loja/home.html
Endereço: Nieuwe Binnenweg 234 A, 3021GN, Roterdã
Tel.: 010 477 0357

Euro-Africa
Site oficial (está desatualizado, mas serve para ver os produtos): http://www.euroafrica.nl/
Endereço atual: Nieuwe Binnenweg 311 A, 3021GH, Roterdã
Tel.: 010 476 8554

Saindo da estação central de Roterdã, você chega nas duas lojas pegando o tram 4 (sentindo Marconiplein) e sai na mesma parada, Claes de Vrieselaan.








Nenhum comentário:

Postar um comentário