3 de mar. de 2015

Keukenhof, o parque das tulipas onde se tem o gostinho do paraíso na terra.



Eu vejo as pessoas reclamando nas redes sociais do calor no verão, do frio no inverno, mas nunca vi ninguém reclamar das flores na primavera. E tem como? 
A primavera por si só é linda de se ver em qualquer lugar, imaginem no país conhecido como o país das tulipas? Se você tem a sorte de estar na Holanda durante a primavera, aproveite! Basta caminhar pelas cidades para se encantar com as flores nas janelas, nas calçadas, nas bicicletas e nos canteiros das ruas. 



Este ano a primavera começa em 20/03 e vai até 21/06, mas o auge das flores é entre abril e maio. A Holanda é o maior exportador mundial de flores e os campos onde elas são cultivadas, principalmente nas áreas de Lisse (artigo em espanhol) e Noordwijk, formam aquelas imagens de cartão postal que estamos acostumados a ver nos roteiros turísticos sobre o país. É possível visitar esses campos, eu pretendo fazê-lo esse ano e passar as dicas pra vocês, mas enquanto isso não acontece, ou se você quer ter certeza de que terá uma overdose de flores, o mais seguro é visitar o famoso Keukenhof, conhecido entre os brasileiros como o Parque das Tulipas.




Planeje a sua viagem de modo a pegar o Keukenhof aberto, ele só abre 2 meses por ano durante a primavera, o resto do ano fica fechado, sendo cultivado para a primavera seguinte. Este ano ele abre de 20 de março a 15 de maio e todos os anos ele tem um tema diferente, ou seja, se você mora na Holanda ou vem sempre por aqui na primavera, pode ir visitá-lo todos os anos e suspirar com jardins e mosaicos de flores diferentes. Em 2015, o tema é nada mais nada menos que Van Gogh!



A primeira vez que fui ao Keukenhof foi em 2010, quando ainda nem sonhava que moraria na Holanda. Foi a primeira vez que me senti literalmente no paraíso na Terra, são 800 variedades de tulipas de cores e formatos incríveis! E o perfume? É pena que ainda não seja possível transmitir aromas através de fotos e, pensando bem, é melhor que seja assim para continuarmos tendo o prazer único de experiências reais e presenciais em um mundo onde a vida é cada vez mais virtual.




O parque é bem grande, tem 32 hectares, então é possível achar uns recantos mais calmos, sem o turbilhão de pessoas e câmeras ao redor, sentar, respirar fundo e absorver toda a beleza do lugar e a energia boa que emana da natureza. Esta é sem dúvida uma experiência mágica na Holanda que não é vendida nos coffee shops. ;-)


 

Todas as fotos nesta postagem não contêm nenhum filtro ou efeito e foram tiradas na visita que fiz ao Keukenhof em 2013 com um reles celular que nem zoom tinha. Imaginem a dimensão da beleza desse lugar a olhos nus, que são a melhor câmera que se pode ter! Clique nas fotos para vê-las em tamanho natural. ;-)

Para facilitar:

Site oficial do parque: http://www.keukenhof.nl/en/
Ingresso: €16,00 para adultos, veja os demais valores para 2015 clicando aqui.
Como chegar lá: veja as opções (em inglês) clicando aqui.


3 comentários: