27 de mar. de 2015

O dia nacional da panqueca na Holanda!

Panqueca de aspargos brancos

Quando se vive num país estrangeiro onde não se fala a língua, muitas vezes, perdemos acontecimentos e eventos interessantes porque não assistimos aos noticiários nem lemos os jornais locais, por isso, estou estudando holandês com a esperança de em 2025 num futuro não muito longe conseguir entender e interagir 100% com o mundo ao meu redor.

Para piorar a situação, o meu trabalho não ajuda, pois enquanto tradutora freelancer, trabalho sozinha em casa, ou seja, sem colegas de trabalho pra ficar sabendo dos babados, mas também sem chefe (tudo na vida tem prós e contras, certo?).  Se você me telefonar às 15:00 e eu atender com aquela voz de quem acabou de acordar, saiba que estou trabalhando desde às 9:00, só que muito provavelmente você é o primeiro ser humano com quem eu falo desde que me despedi do meu marido às 8:30 da manhã, e o que nos salva é que ele vai para o trabalho, lê o jornal do metrô e tem colegas com quem interage. Normalmente, fico sabendo das coisas através dele. Hoje foi assim, recebi uma mensagem dele no Whatsapp dizendo: 

- Sabias que hoje é o dia da panqueca?
- Não. Onde?
- No país!
- (sensação de estar vivendo em Marte...)

Corri pra pesquisar na internet, e não é que é mesmo? 27 de março de 2015, Dia Nacional da Panqueca na Holanda! De fato, a panqueca holandesa é maravilhosa, e num país onde servem croquete com batata frita num almoço de domingo, tem mais é que ser levada a sério mesmo! 

Poffertjes (minipanquecas) com frutos vermelhos e açúcar de confeiteiro.

Ao constatar sobre o tal dia da panqueca, fui ver os sites das casas de panqueca para ver quais eram os eventos especiais, já estava imaginando encontrar rodízio de panquecas promoções, sabores especiais, etc., mas não encontrei nada e descobri que, na verdade, esse dia trata-se de uma ação com as crianças, aliás a Holanda é dos melhores países do mundo para as crianças, há muitas atividades e eventos voltados para elas, e hoje é o dia em que elas fazem panquecas para os pais, avós e os mais velhos no geral. Hoje elas assumem as panelas nas escolas e nas casas de repousos para idosos. Achei a ideia bem interessante, mas mesmo assim, não me conformo que nenhuma Pannenkoekenhuis (casa de panqueca) não esteja se aproveitando disso por aqui para o mel bel prazer. Aliás, este é um detalhe com o qual aprendi a lidar aqui na Europa, nem todas as datas festivas/especiais são exploradas comercialmente, o que não deixa de ser muito bom, não é?

Mas, voltando às panquecas, como vocês podem ver na foto no início dessa postagem, a panqueca holandesa é servida aberta, exatamente como uma pizza. A massa é mais fina que a da panqueca americana, mas mais grossa do que a do crepe francês, e a cobertura (ou recheio, como preferirem) vai até aonde for a sua imaginação, com centenas de sabores doces e salgados. Há ainda uma outra versão de panquecas que aqui são chamadas de "poffertjes"(pronuncia-se "pofertchies"). São minipanquecas que se comem basicamente com manteiga e açúcar de confeiteiro, mas também tem as versões mais "engordiets" com Nutella, frutos vermelhos, banana, chantilly... o céu é o limite! Você encontra as poffertjes sendo feitas na hora nas feiras e em todos os eventos de rua aqui na Holanda. Existem também já semiprontas nos supermercados e são uma delícia no café da manhã. Eu sou fã!

Poffertjes sendo feitas na feira. Foto tirada da Internet (Google Images).


A minha pannenkoekhuis favorita fica em Amsterdã e se chama The Pancake Bakery. Há outras boas espalhadas pelo país, mas ainda não cumpri a "difícil" missão de explorá-las muito bem. A maioria fecha muito cedo, entre às 20:00/21:00 e fica complicado pegar o trem após o trabalho para outras cidades e ter tempo de apreciar toda a experiência como deve ser. Caso eu descubra outra casa pela qual me apaixone, darei a dica por aqui, e o dia que eu experimentar fazer a panqueca holandesa em casa (se eu acertar) passarei a receita pra vocês. Se você tiver alguma receita legal, passa pra mim. ;-)

Para facilitar:

The Pancake Bakery
Site oficial: http://www.pancake.nl/en/




Nenhum comentário:

Postar um comentário