23 de abr. de 2015

Vamos fazer do futuro um lugar que queremos visitar? Tradução de uma inspiradora mensagem de Stephen Hawking.




Há um tempo atrás, assisti a este vídeo que o Stephen Hawking publicou em sua página no Facebook e me encantei com a mensagem. Ele toca em um assunto no qual penso diariamente: Precisamos fazer do futuro um lugar que queremos visitar! 

Aproveitando que ontem, 22 de abril, foi o Dia Mundial da Terra e o fato de que Stephen Hawking ainda está sob os holofotes por causa do filme sobre sua vida, decidi traduzir sua mensagem para que ela chegue aos falantes da língua portuguesa que não falam inglês. O planeta Terra é a nossa única casa, e precisamos urgentemente mudar a nossa mentalidade de "proprietários" para a de "inquilinos", porque é isso que somos. Estamos aqui de passagem, depois de um tempo, nós partimos, mas a casa fica, e precisa ficar em boas condições para os futuros inquilinos.

Com vocês, o Sr. Stephen com todo o seu senso de humor e sabedoria:

Tradução livre do vídeo de Stephen Hawking feito para Bill e Melinda Gates para o World Economic Forum. | Por Larissa Andrade.

Com o lançamento do filme A Teoria de Tudo (The Theory of Everything), achei melhor aparecer pessoalmente, senão as pessoas vão pensar que eu sou mesmo o Eddie Redmayne e ele não é tão bonito quanto eu.

O motivo pelo qual estou falando com vocês hoje é para somar a minha voz às daqueles que querem uma ação imediata quanto aos principais desafios que a nossa comunidade global enfrenta. Eu espero que em 2015 as pessoas com poder possam mostrar criatividade, coragem e liderança. Levantem-se perante os desafios das metas de desenvolvimento sustentável e ajam não por interesse próprio, mas pelo interesse comum. Estou muito consciente da preciosidade do tempo. Aproveitem o momento! Ajam agora!

Eu passei minha vida viajando por todo o universo dentro da minha mente. Por meio da física teórica, tenho tentado responder a algumas das grandes questões, chegou um ponto em que pensei que veríamos o fim da física como a conhecemos, mas agora eu acho que a maravilha da descoberta irá continuar por muito tempo depois que eu me for. Estamos perto de algumas dessas respostas, mas ainda não chegamos lá.

Isto é empolgante! Significa que há muito trabalho para uma nova geração.

Como o universo começou? Como a vida na Terra começou? Há vida lá fora? Eu espero que um dia a gente saiba, mas há outros desafios, outras grandes questões que precisam ser respondidas, e elas também precisam de uma nova geração que esteja interessada, empenhada e que entenda de ciência.

Como vamos alimentar nossa população em constante crescimento, fornecer água potável, gerar energia renovável, prevenir e curar doenças e diminuir as alterações climáticas globais? Eu espero que a ciência e a tecnologia respondam a essas questões, mas serão necessárias pessoas, seres humanos com conhecimento e compreensão, para implementar as soluções.

Uma das grandes revelações da era espacial foi a perspectiva que ela deu à humanidade sobre nós mesmos. Quando vemos a Terra a partir do espaço, nós nos vemos como um todo. Vemos a unidade e não as divisões. É uma imagem tão simples, com uma mensagem irrefutável: Um planeta, uma raça humana! Estamos aqui juntos e precisamos viver juntos, com tolerância e respeito. Nós temos que nos tornar cidadãos globais. Nossos únicos limites são a forma como vemos a nós mesmos, as únicas fronteiras são a forma como vemos uns aos outros.

Tenho tido o enorme privilégio de ser capaz de contribuir para a nossa compreensão do universo através do meu trabalho, mas ele seria um universo vazio não fosse pelas pessoas que eu amo e que me amam. Sem elas, a maravilha disso tudo se perderia em mim.

Lutemos para que cada mulher e cada homem tenha a oportunidade de viver uma vida saudável e segura, cheia de oportunidades e amor. Somos todos viajantes do tempo viajando juntos para o futuro, mas vamos trabalhar juntos para tornar esse futuro um lugar que desejamos visitar.
Seja corajoso. Seja determinado. Supere as adversidades. Isso pode ser feito!

Obrigado pela atenção.   
 

Um comentário:

  1. Nah, ainda é mais divertido visitar aqueles futuros distópicos ultraviolentos e destrutivos, como se fossem fantasias plenas impossíveis de acontecer... SQN.

    ResponderExcluir