14 de mai. de 2015

14.05.1940, o dia em que o centro de Roterdã foi reduzido a pó.

Neste preciso dia, há 75 anos atrás, bastaram 15 minutos de bombardeio aéreo e o centro da cidade de Roterdã que era assim:

Centro de Roterdã antes do bombardeio.

Ficou assim:

Apenas as igrejas foram poupadas das bombas e alguns prédios escaparam por muita sorte.

No dia 10 de maio de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães tomaram as pontes sobre o rio Maas (que corta a cidade) na tentativa de avançar em solo holandês. Durante os dias seguintes, houve resistência das tropas holandesas, e a forma que os alemães encontraram para fazer a cidade se render, foi este horrendo bombardeio ao centro da cidade no dia 14 de maio. Mais de 30.000 prédios foram destruídos, 77.607 pessoas ficaram desalojadas e em torno de 800 a 900 pessoas perderam suas vidas entre as 13:27 e 13:40 daquela tarde. 

Atualmente, a área bombardeada está delimitada nos chãos da cidade por símbolos chamados de "Brandgrens" (fronteira de fogo), pois como é de se imaginar, após o bombardeio, um gigantesco incêndio tomou conta de toda a área e áreas adjacentes.

Brandgren. Observem os detalhes da imagem. É de arrepiar.
Durante o dia de hoje, há várias solenidades acontecendo pela cidade em memória do acontecido e dos que perderam suas vidas naquele dia. Há discurso do prefeito, peças de teatro de rua, palestras, concertos musicais, uma corrida acontecerá a noite ao longo da linha dos Brandgrens e, esta linha, deverá ser projetada luminosamente no céu. 

Projeção dos Brandgrens em celebrações anteriores.
Desde que vim viver na Europa, aprendi a respeitar as pessoas mais "pessimistas", "negativas", "taciturnas", "tristes", como queiram, o fato é que uma coisa é estudar sobre as Grandes Guerras nos livros e ver nos filmes, outra coisa é ter ouvido as sirenes tocarem e caminhar sobre o mesmo solo em que as bombas explodiram, ter perdido parentes, amigos, casa, e dar de encontro com estátuas e monumentos que te remetem à essas perdas a todo tempo. Uma guerra deixa marcas por gerações e gerações, e em dias como o de hoje, mesmo que faça sol, os corações estão nublados.

Para quem tem interesse neste assunto da Segunda Guerra Mundial, bom preparo físico e pretende visitar Roterdã, deixo abaixo um mapa da rota dos Brandgrens, são 12 km que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta.

Rota dos Brandgrens, a fronteira do fogo.
E para quem quiser se aprofundar nos fatos e ver mais imagens da cidade bombardeada, indico o site (em inglês e holandês) onde busquei os dados para essa postagem: Brandgrens

Todas as imagens desta postagem foram retiradas da internet em pesquisas no Google Images.


Nenhum comentário:

Postar um comentário