21 de nov. de 2015

Receita de stamppot, um prato tipicamente holandês

Quem disse que na Holanda não existe comida típica? Existe sim e eu adoro todas as três!

Brincadeiras à parte, é fato que a tradição culinária da Holanda não é o seu forte, como eu já disse no post Cozinha afetiva, mas é claro que existem pratos tradicionais daqui e eu estou falando de prato de comida mesmo, e não de salgados fritos e panquecas. Dentre os que eu tive a oportunidade de conhecer, há três que eu adoro: Ewrtensoep (sopa de ervilha), Hachee (ensopado de carne) e Stamppot andijvie met rookworst (purê de batata com escarola e salsicha defumada).

Stamppot andijvie met rookworst (tente pronunciar quando não estiver com fome: stampót andaive mét rôqvrôst)

Os holandeses se orgulham de ser práticos, e praticidade na cozinha é "o prato do dia". O stamppot faz jus a isso e se você já sabe fazer purê, não tem mistério nenhum. Eu não poderia ir embora da Holanda sem experimentar fazer pelo menos um prato típico daqui e escolhi o stamppot exatamente por ser simples e rápido. Como estou conciliando o trabalho com as arrumações e providências para a nossa mudança, sobra pouco tempo para pratos mais elaborados.

Ingredientes

1 kg batatas descascadas e cortadas em cubos
1 col. (sopa) de manteiga
50 ml de leite
1 cebola média fatiada
200 g de bacon em cubinhos ou tiras
150 g de escarola crua cortada em tiras
1 rookworst (salsicha defumada tipicamente holandesa) - opcional
250 ml de molho de carne espesso tipo madeira ou ferrugem (gravy) - opcional
Sal, pimenta branca e noz moscada para temperar o purê a gosto

Modo de preparo

1- Coloque a salsicha defumada para cozinhar por 30 minutos numa panela com água no fogo baixo, sem ferver. A salsicha é um acompanhamento opcional para o stamppot. Eu, como sou gulosa quis abusar da "holandesisse", fiz com bacon e salsicha. Se você não tiver acesso a esse tipo de salsicha, uma linguiça calabresa de boa qualidade grelhada, deve ficar muito bom também.

Cozinhe a salsicha sem deixar a água ferver.

2- Enquanto a salsicha cozinha, refogue a cebola com o bacon numa frigideira em fogo baixo para não torrar. Esse refogado com cebola foi incremento meu, normalmente eles apenas cozinham o bacon na água e depois acrescentam ao purê e existem versões do purê sem bacon também.

Refogado de bacon com cebola para dar uma "adubada" no purê.

3- Coloque as batatas para cozinhar até ficarem bem macias e, enquanto isso, prepare o molho de caldo de carne para a salsicha. Eu usei um pacotinho de molho para stamppot que se encontra nos supermercados daqui, mas você pode fazer um molho de caldo de carne espesso, chamado gravy nos EUA e na Inglaterra, e que equivale ao nosso molho ferrugem, no Brasil. Como eu disse acima, a salsicha e o molho são opcionais, stamppot mesmo é só a batata amassada com as verduras ou legumes, mas esse molho dá um toque especial, mesmo que você faça sem a salsicha.

Caldo de carne tudo de bom! Nesse tinha pedacinhos de cebola torrada.

4- Após escoar a água do cozimento, devolva as batatas para a panela e amasse grosseiramente,  em fogo baixo, junte a manteiga, o leite e a escarola, também conhecida como endívia ou chicória. Depois tempere a gosto com sal, pimenta branca e noz moscada e, por fim, acrescente o refogado de cebola e bacon ao purê.

A escarola pode ser substituída por espinafre, couve ou repolho crú e também por cenoura cozida.

5- Para servir, coloque uma generosa quantidade do purê no meio do prato, a salsicha em cima do purê e o molho de caldo de carne por cima da salsicha. Há quem faça um buraco no meio do purê , tipo uma piscininha, para concentrar o molho lá. Servi a metade da salsicha cortada em rodelas (sem separar as rodelas totalmente) para cada pessoa. Eu poderia ter colocado menos salsicha no prato, daria uma aparência mais elegante, mas depois que vendemos a nossa TV para a mudança, parei de assistir os programas de culinária gourmet e liguei o modo "o céu é o limite". :-)

A salsicha pode ser substituída por ensopado de carne ou até mesmo ser dispensada.

Ficou uma delícia, mas de fato exagerei. Só o purê com a cebola, a escarola e o bacon já daria uma senhora refeição. A quantidade que fiz para dois daria para três tranquilamente. O marido adorou, elogiou muitas vezes e chegou a dizer que foi o melhor stamppot que ele já comeu, mas depois do "prato de peão" que coloquei à frente dele, desconfio que ele não queira comer purê de batata de novo por pelo menos um mês...

Se você resolver fazer stamppot em casa, me conta depois aqui nos comentários como ficou. Eu não tenho muita prática em dar receitas online, então se quiserem uma receita mais confiável e mais simples de stamppot, bem como de vários outros pratos tipicamente holandeses, acesse o site Portal de Holambra clicando aqui. Encontrei esse site por acaso e ele é muito legal. Tem não só várias receitas que você pode baixar em .pdf como também a origem de algumas receitas e vários aspectos culturais  e históricos da Holanda e de Holambra, no Brasil.

Bom apetite e até a próxima! ;-)


Um comentário: